Programação para crianças: 10 ideias

A sua vida é uma correria? Bem vindo ao clube. Você deve ter percebido que as crianças sentem isso. Nesse post te darei 10 dicas selecionadas para você passar um tempo de qualidade com as crianças. Eu tenho três filhas (Rosa, Lira e Aurora) e venho descobrindo estas atividades.  Vale a pena aprender coisas novas para não correr o risco de ficar só entre televisão e comida (embora a comida seja difícil de superar).

Programação para crianças: o que é tempo de qualidade?

Para mim, a qualidade do tempo gasto com os filhos pode ser definida tendo como critério única e exclusivamente uma pergunta:

Esta atividade me aproxima de meu filho?

Se a resposta for “não” então considero que aquele não é um tempo de qualidade. Para nos aproximarmos de nossos filhos existem atividades que variam desde as mais corriqueiras, passando por brincadeiras ou afazeres mais instrutivos, as mais diferenciadas como por exemplo: o preparo de uma refeição com a ajuda das crianças.

Programação para crianças: Confira 10 atividades 

Suco-natural-programacao-para-criancas

#1 – Fazer sucos misturando frutas

Educar o paladar com sucos é mais fácil além de saudável e prazeroso.  Gosto de ter polpas de frutas e misturar com alguma outra polpa, ou mesmo uma fruta que eu tenha em casa. É importante sempre chamar as crianças para preparar o refresco com você, faça disso um momento diferente e prazeroso. O simples ato de preparar sucos pode se tornar uma brincadeira e tanto quando adicionamos amor e criatividade.

Ah, uma dica: Fale o sabor do suco, pois assim a criança se acostuma a perder o preconceito por novos paladares: Graviola, Manga, Cupuaçu, Acerola, Coco, manga.

Crianca-cantando-programacao-para-criancas

 

#2 – Aprender juntos a cantar uma música

 Escolha uma música com uma letra bonita e repita no carro cantando. No inicio pode até parecer que não haverá resposta, mas as crianças absorvem e mais tarde cantarão com você.  Aí você pode até fazer ensaios em casa.

Mas não exija muito. Cantem juntos umas 2 ou 3 vezes e não insista em continuar se não quiserem mais. Na próxima vez estará melhor. Se não sabem a letra inteira e não sabem ler, acredite: Crianças decoram letras com bastante facilidade. Só depende de tempo.

Desenho-sobre-folhas-Crianca-cantando-programacao-para-criancas

#3 – Desenhar sobre folhas

Pegue algumas folhas diferentes e coloque em baixo de um papel. Passe o lápis de cera e logo a magia começa (ou pelo menos para as crianças). É possível começar um estudo de anatomia vegetal através de uma simples brincadeira. É claro que seus filhos não precisam se aprofundar nesse estudo mais complexo, o bacana é trabalhar a criatividade.

Quando acabar faça uma exposição colando os desenhos na parede. Para enriquecer ainda mais o momento que tal preparar um lanchinho? Dá até para aproveitar e colocar em prática minha primeira dica.

Caminhada-programacao-para-criancas

#4 – Faça uma caminhada de gente grande

Prepare uma mochila com muita água, frutas, sanduíches, protetor solar e saia para um passeio no mato com a criançada. Pegar uma trilha é demais, as crianças se sentem o máximo, e o contato com a natureza nos revigora.

Caso não seja possível uma trilha procure por locais semelhantes. O legal é procurar sair do senso comum das praças convencionais sempre muito cheias. Procure por algo mais “exclusivo” e que crie uma atmosfera de aventura.

Profissoes-programacao-para-criancas

#5 – Faça um “Tour de profissões”

 Seja a pé, de carro, ou simplesmente a caminho da escola, aproveite para mostrar as diferentes profissões para seu filho. Mesmo os menores vão gostar. Eles vão aprender que existe o padeiro, o lixeiro, o açougueiro, o médico, o carteiro, o motorista, o estudante e tantas outras profissões. Você pode até criar desafios, instigando a criança a tentar adivinhar qual profissão a pessoa que estão vendo deve ter.

 

Aprendendo-a-tocar-programacao-para-criancas

#6 – Aprenda junto com o seu filho a tocar um instrumento

Aprenda violão e ensine um pouco para o seu filho. Mostre primeiro que você gosta, depois ofereça (isso se ele não te pedir antes).  A música é um forte “agente aproximador” entre pais e filhos. Com ela você pode construir momentos ímpares com aqueles que são tão importante na sua vida.

Até mesmo pais que não sabem tocar podem aprender e ensinar, curioso(a)? Continue acompanhando o Blog 3 amigos para saber mais. Eu ainda tenho muita coisa boa para compartilhar com você que quer se aproximar mais dos seus filhos e ter mais momentos de qualidade com eles.

Passeio-noturno-programacao-para-criancas

#7 – Leve para um passeio noturno, no horário que seria de dormir.

Imagine que hoje tenha um eclipse lunar, mas será visível apenas às 9:30 da noite, quando seu filho já deveria estar na cama. Gente, é só um dia! Leve ele para um passeio que será inesquecível.

Mesmo sem eclipse faça isso de vez em quando. Leve para ver as estrelas ou tomar um sorvete. O importante é estar perto e exercer a amizade. Será um simples passeio pra você. Mas para os pequenos isso tem um outro significado. Uma leve quebra da rotina tem um valor inestimável para eles.

Livraria-infantil-programacao-para-criancas

#8 – Passe uma hora dentro de uma grande livraria

O contato com os livros é o que planta a semente da leitura. Esteja nessa junto com o seu filho. Pegue algum livro e leve para a sessão infantil. Enquanto você o folheia, dá a oportunidade para que seu filho ganhe intimidade com os livros. Se o objetivo for comprar um presente, vá mais cedo em família. Esse é um momento em que todos saem ganhando.

Estimule a criatividade. Folheie um livro e mostre as figuras para as crianças, faça perguntas do tipo “O que parece que esse gatinho está fazendo?” e à medida que as páginas se viram explore as imagens. Com isso vocês podem criar histórias juntos através de algo tangível além de estimular a criatividade da criança, que irá se sentir o máximo, afinal, está cocriando uma história com os pais.

Ouvir-musica-em-familia-programacao-infantil

#9 – Saia com a família para comprar um CD e faça disso um evento.

Essa ideia eu tirei da Ivete Sangalo. O seu pai fazia esse tipo programa com ela e com seus irmãos.

Faça um passeio completo, com direito a comprar o CD, almoço, sorvete e tudo o que tem direito. Procure fazer isso de vez em quando e verá como tornar a relação de seu filho com a música mais forte também ajuda a tornar a relação de vocês mais forte. Ah, e não se esqueça de chegar em casa e escutar junto com eles o CD e também daquele bom e velho lanchinho em família.

Instrumentos-de-sucata-programacao-para-criancas

#10 – Construa instrumentos musicais de percussão.

Tambores, chocalhos, reco-reco e outros podem ser feitos com materiais que iriam para o lixo. Use a sua criatividade e toque junto com as músicas que vocês gostam, ou simplesmente cantando junto!

 

 

Plantando para o futuro

No início deste post  falei que a qualidade do tempo gasto com os filhos é medido pela aproximação criada com eles. Após passar por todos estes tópicos, fica a reflexão:

“O tempo de qualidade é também aquele que não visa apenas ocupar o tempo presente, e sim também plantar sementes positivas que frutificarão no futuro”

Nos momentos mais desafiadores na educação dos filhos, os maiores dividendos são a amizade, confiança e a cumplicidade semeada desde a mais tenra infância. Espero que essas dicas tenham sido tão valiosas para vocês como foram para mim. Compartilhe suas experiências pondo-as em prática através dos comentários aqui mesmo no Blog. Isso pode influenciar outros pais a fazerem o mesmo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu