Coordenação motora: 2 brincadeiras para fazer em casa

A coordenação motora é um conjunto de habilidades que pode ser desenvolvido em simples brincadeiras, jogos ou atividades mais focadas também. E podem ser feitos em casa. O meu primeiro insight para escrever este post ocorreu quando uma aluna, de 6 anos, me ensinou uma brincadeira, daquelas que meninas gostam de fazer batendo palmas e cantando parlendas. Talvez por eu ser homem, não tinha noção de quão forte é esse tipo de brincadeira, e comecei a fazer em casa com as minhas filhas. Veja se você também aproveita com as suas crianças!!

Pa ra ra, parati parara…

Esta brincadeira que minha aluna me ensinou é “das antigas”. Quando cheguei em casa soube que a minha esposa já sabia desde criança… É uma brincadeira que crianças podem fazer, mesmo ainda com 4 ou 5 anos, mas podemos tentar algumas mais fáceis antes, para estas crianças. No vídeo estou fazendo com a Rosa, de 4 anos. Ela conseguiu fazer com alguma dificuldade.

O importante é que nos divertimos juntos, e rolou uma sintonia. É um momento de descontração e super válido. A brincadeira e a coordenação motora são parceiras.

Bateria no sofá

Bateria no sofá é uma brincadeira super simples. Aprendi numa festa da escola das minhas festas, com o professor de música delas, o Marquinhos. Depois usei nas minhas próprias aulas e sempre foi muito bem vindo pelos alunos.

Desafio adicional:

No vídeo eu mostro como fazer, mas você pode também escolher uma música, depois de aprender, e ver se consegue fazer a brincadeira de acompanhar a música. É um desafio adicional, mas muito bem vindo e divertido. Este funcionará melhor com crianças a partir de 7 anos. É uma legítima maneira de fazer um ritmo semelhante ao de uma bateria sobre uma música da sua escolha.

 

cta-meio-post-curso-amigo-violao

Este post tem um comentário

  1. Avatar

    Boa noite. Só estou escrevendo para dizer que gostei da matéria. Parabéns

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu