violao-infantil-como-escolher

Comprar Violão Infantil? Veja como escolher

Estimular a prática de atividades artística na criança é muito importante para evolução intelectual, motora e no desenvolvimento da sociabilidade. Sabemos que esta é uma base necessária para o adulto que ela será no futuro. Introduzir as crianças na aprendizagem musical, por meio do violão, é uma escolha importante. Agora, se você está meio perdido em qual tipo de violão deve comprar para o seu filho, neto ou sobrinho, calma!  Na hora de comprar violão infantil é que começa a jornada, e iremos te ajudar nessa tarefa com dicas valiosas. São 5 pontos fundamentais que poderão interferir na escolha do melhor instrumento, e consequentemente no aprendizado do mesmo!

A escolha sensata na hora de comprar violão infantil é simples, e deve sim, levar em conta fatores técnicos como afinação qualidade geral, mas também deve passar pelo gosto da criança, além de outros pontos. Vamos lá!

1 – Violão infantil: Tamanhos apropriados

comprar-violao-infantil-tamanhosSem sombra de dúvidas o tamanho do instrumento vai fazer diferença no aprendizado. Por isso, aquele violão antigo que era do seu pai pode não ser ideal para oferecer ao seu filho. Está ótimo para poder começar a brincar como os sons do violão e pegar interesse. Mas na hora de aprender pode não ser a melhor escolha. UMA ADVERTÊNCIA: Comprar violão infantil é em lojas de instrumentos musicais, e não em lojas de brinquedos! Vamos aos tamanhos:

  • Para crianças de 4 a 6 anos, que medem em média 1m a 1,15m, o violão ¼ do tamanho tradicional poderá atender. Mas estes violões muito pequenos costumam ser quase impossíveis de afinar, portanto NÃO RECOMENDO. Pegue o próximo tamanho (1/2).
  • Para crianças entre 1,15 m a 1,35 m (5 a 8 anos), o violão tamanho 1/2 atende bem.
  • Para crianças de 1,15m a 1,5m (5 a 8 anos), o ideal é que corresponda a ¾ do tamanho padrão.
  • Para as crianças que já estão entrando na adolescência, (aprox. 11 anos), e que tenham acima de 1,5 m, já podem usar o violão tamanho padrão, não interferindo na postura ou causando danos com o uso prolongado.
  • OBS.: No final do texto ofereço uma lista de links para modelos de todos os tamanhos acima, para você já começar a escolher, ainda que decida comprar em uma loja de sua cidade! 🙂

2 – Cordas de Náilon:

comprar-violao-infantil-cordas-de-acoPode parecer óbvio… Mas não custa lembrar que as cordas de náilon são bem mais fáceis para iniciantes do que as cordas de metal. Aliás, todos os modelos infantis que eu conheço são com cordas de náilon, exceto as guitarras, mas falaremos delas mais à frente.

Na imagem ao lado, um violão com cordas de náilon à esquerda e um com cordas de aço à direita.

 

3 – Violão clássico, elétrico, eletro-acústico ou guitarra:

comprar-violao-infantil-tipos-de-violaoViolão clássico (na foto é o do meio): É o violão com cordas de náilon básico, sem captador (entrada de cabo para amplificador). É o modelo que indico, por seguir o parâmetro indicado no início do texto: Simplicidade.

Violão elétrico: É o violão com captador para amplificação. Não é recomendado para crianças, por razões óbvias. Quem quer um roqueiro aprendiz dando problemas com os vizinhos? Diga-se de passagem, duas das grandes vantagens do violão: É silencioso e barato. Além de barulhento, comprar um violão elétrico é mais caro, e inclui a compra de um cabo e do amplificador.

Violão eletro-acústico (primeiro na foto): Tecnicamente falando este nome se aplica também ao violão citado acima, que é elétrico e pode ser tocado acusticamente sem amplificação. Mas o que chamamos normalmente de violão eletro-acústico é o violão elétrico com cordas de aço. Para crianças não é recomendado.

Guitarra: A guitarra é a escolha de muitas crianças. E é muito comum os pais dizerem: Quando você aprender a tocar o violão, eu penso se te dou uma guitarra. Faz sentido! Além disso é bem importante conscientizar a criançada de que a guitarra é um violão. Note que em português estes dois instrumentos recebem nomes diferentes, mas em muitas outras línguas não: Em inglês: Guitar – electric guitar… Em espanhol: Guitarra – Guiarra electrica… Em italiano: Chitarra – Chitarra eletrica

Quando meus alunos me perguntam quando poderão fazer aulas de guitarra o que eu sempre respondo é: Você já está fazendo aula de guitarra. Esta muitas vezes é uma revelação para eles!

4 – Compra violão infantil: Cores e design

comprar-violao-infantil-nao-e-brinquedoÉ de fácil constatação que o modelo, a cor e os adereços que o violão possam ter vão interessar e incentivar a prática dos novos músicos. Adquira um violão que o seu filho ou filha possa se apaixonar, isso vai fazer uma grande diferença. Oferecer um instrumento de um personagem que ele adora pode agradar muito mais, apesar de que é importante saber se este violão terá a qualidade necessária.

Não devemos subestimar a importância da qualidade básica de um violão infantil. Ele ficar afinado é de extrema importância. Quando o aluno toca suas primeiras músicas, o som produzido resulta em sentimentos que incentivarão ou nem tanto a continuidade do processo.

Ou pronto importante: Tire um tempo da sua rotina e vá a uma loja  escolher junto com seu filho, será um programa bem gratificante. Proporcionar que a música possa fazer parte da vida desde pequeno é um ato de sabedoria e carinho. Bons frutos poderão ser colhidos no futuro, um deles com certeza é o amor pela arte.

5 – Violão infantil: Marcas e Modelos – Links das principais marcas

Separei alguns links para facilitar a sua pesquisa. As marcas abaixo são as principais do mercado atualmente. Atenção para não comprar violões apenas pelo preço. Os violões infantis (e eu diria, o violão de uma forma geral), são bastante em conta. Não justifica pagar 150 reais a menos por um instrumento com defeitos graves, como dificuldade de afinação ou imperfeições grosseiras.

Vogga –  http://vogga.com.br/produtos.php?cat=01

Michaelhttp://michael.com.br/site/produtos/16/violao/violoes-infantis

Giannini – http://www.giannini.com.br/instrumento/violoes%20infantis/15/81/

Di Giorgio – http://www.lojadigiorgio.com.br/violao-piccolo/p

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *