[LIVRO] Curso de Violão para Crianças – Amigo Violão

O livro surgiu depois de quase um ano preparando o lançamento do curso online Amigo Violão – Violão para Pais e Filhos. Decidi reunir tudo de uma forma apropriada para professores de violão, buscando atender as necessidades do dia a dia do professor. O resultado foi o livro “Curso de Violão para Crianças – Amigo Violão“, que agora se encontra disponível para venda

Sobre o autor

violao-para-criancas-foto-ricardo-sem-fundo-menorMe chamo Ricardo Novais. Sou bacharel em violão pela UFMG, e professor de violão há mais de 10 anos, com experiência didática para todas as idades. A dedicação especial à didática infantil do violão veio da ausência de materiais apropriados para as crianças, o que me instigou a realizar esta publicação, que é fruto de muitos testes, contato com métodos de outros instrumentos, assim como o intercâmbio de informações com outros professores, ao longo de muitos anos.

Fui aluno de Eduardo Campolina, Fernando Araújo, Aliéksey Vianna e Flávio Barbeitas. Entre outros prêmios que recebi como violonista, destaca-se a primeira colocação no XIII Concurso Nacional de Violão Souza Lima em São Paulo.

Sinopse do Livro

Mockup stack cut 1Método de violão para crianças. Se destaca pela praticidade de uso em aula e para treinar em casa. Contém 50 atividades. Repertório apropriado para crianças a partir de 5 anos, em especial nos primeiros 2 capítulos. O restante do livro é apropriado para todas as idades. Você pode acessar áudios de todas as atividades. Use os áudios para conhecer as músicas e principalmente, para tocar junto. As músicas possuem escrita gráfica para os alunos (adequado até para os que ainda não sabem ler), além de cifras e partituras para o professor.

Editora: Três Amigos EAD

Páginas: 108

Atividades: 50

Lançamento:23/05/2016.

Banner provic laranja_chamada primeiro semestre

Público Alvo:

  • Professores e alunos de violão.

Objetivos gerais do livro – Curso de Violão para Crianças

  1. Ensinar o aluno a pensar com princípios claros. Mas de que forma? Princípios musicais: Durações e alturas são os primeiros alicerces da leitura musical, e nada melhor do que usar um instrumento e a voz para tornar este conhecimento mais vivo, com recursos que até uma criança de 5 anos é capaz de compreender. Princípios do violão: O uso da tablatura, tem uma importante função, que é exercitar a visão espacial do instrumento. E a tablatura é construída, neste livro, inciando com números de casas (capítulo 3), culminando em solos completos (capítulo 6).
  2. Beleza musical. O prazer de tocar e de pertencimento no universo da música vem da… própria música. O aluno precisa participar de algo maior. Precisa tocar de fato, e não apenas tentar tocar.  Esta é a missão deste material.
  3. Dar repertório para professores abordarem o violão com seus alunos de forma apropriada e musical.
  4. Proporcionar que alunos não alfabetizados (em especial de 5 a 12 anos) possam aprender a ler música, através de escritas gráficas, não chegando à partitura, mas apresentando princípios fundamentais da mesma, como representação de durações e alturas das notas. No capítulo 3 são apresentadas figuras rítmicas básicas (semínima, mínima e colcheia), aindaa sem o uso do pentagrama.
  5. Gerar a possibilidade de treinos mais produtivos entre uma aula e outra, através dos áudios para os alunos tocarem em casa. Treinar em casa pode ser um desafio para muitos alunos. Dar materiais que possibilitem que os pais auxiliem em casa pode fazer toda a diferença.
  6. Usar repertório que atenda uma formação plural, capaz de ser aprofundado no sentido do violão popular ou erudito, sem se prender a estes rótulos. São introduzidos princípios de dedilhado, batidas, solos e acordes. A escolha de estilos e gêneros deve ser consequência da prática musical.
  7. Instigar a raciocínio de professores para que criem seus próprios repertórios. Os mesmos princípios podem ser multiplicados, de forma lúdica e leve. Eu sempre criei músicas para meus alunos, de forma simples, e buscando beleza. O repertório do livro dará novas ideias para que o(a) professor(a) vá além, enxergando novas possibilidades.

BANNER ISCA DIGITAL

Objetivos específicos do livro – Curso de Violão para Crianças

  1. Ensinar princípios técnicos das mãos direita e esquerda, nos capítulos 1 e 2 respectivamente.
  2. Ensinar o uso dos dedos da mão esquerda através de melodias de apenas uma corda, no capítulo 3.
  3. Ensinar a leitura de uma tablatura no capítulo 4.
  4. Ensinar acordes, batidas em músicas conhecidas do universo popular, no capítulo 5.
  5. Ensinar pequenas peças para violão solo no capítulo 6.

Opiniões de leitores:

violao-para-criancas-avaliacaes-de-leitores

Onde Encontrar o livro:

Página oficial do livro Curso de Violão para Crianças

Estrutura do livro

Na imagem abaixo, uma página do livro, aberto na tela do Computador

  • A letra “A” azul é um link para os áudios da atividade;
  • Escrita gráfica com “tracinhos”, usada nos dois primeiros capítulos;
  • Cifra e partitura para uso do(a) professsor(a).
  • O livro é dividido em 6  Capítulos:
  1. Tocar Brincando – Cordas Soltas
  2. Tapete Mágico – Introdução da mão esquerda
  3. Pelo Braço do Violão
  4. Pelas Cordas do Violão
  5. Primeiras Músicas de Acordes
  6. Primeiros Solos

violao-para-criancas-imagem-1

Compre o seu livro agora:

comprar-agora-botao-geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *