Professor Ricardo Novais – Amigo Violão

professor-ricardo-novaisO professor Ricardo Novais é de Belo Horizonte, formado em violão pela UFMG e autor da metodologia Amigo Violão e do livro “Curso de Violão para Crianças“. Vem se dedicando intensamente à divulgação de seu método, como forma de simplificar a iniciação ao violão, especialmente para crianças, além de criar materiais de estudo do instrumento com alta qualidade. Ricardo já gravou 4 álbuns como compositor, cantor e violonista. Já se apresentou no Chile e Itália e venceu o XIII Concurso Nacional de Violão Souza Lima em São Paulo.

Contato – Professor Ricardo Novais

Email: ricardo@tresamigosead.com.br

Conheça melhor o Professor Ricardo:

O que te dá mais satisfação ao dar aulas?

Existe um ditado que diz que a melhor forma de aprender é ensinar. E eu amo aprender. Dar aulas é, para mim, uma forma de me lapidar. Isso diz respeito aos rudimentos da técnica do violão, ao conhecimento de novas músicas através do interesse dos meus alunos, ao trato com as pessoas e muito forte para mim: Oportunidade de testar e criar novas formas de ensinar. Tudo isso se resume a um prazer de realizar este trabalho que me conecta com meus alunos ainda mais.

Artistas e Bandas que você gosta

Sergei Rachmaninoff – Compositor Russo. O que mais gosto são as peças para piano e orquestra.

James Taylor – Cantor norte americano que canta e toca um violão de aço lindamente.

Esperanza Spalding – Cantora e contra-baixista americana com grande afinidade com o Brasil.

Julian Bream – Violonista clássico Britânico que é o mestre dos mestres.

Juarez Moreira – Grande compositor e violonista daqui de Minas.

Uma música escolhida a dedo:

 Qual dica você dá pra quem está começando ou querendo parar de “arranhar o violão” e tocar de verdade?

Considero que antes de todo movimento em direção a algo que desejamos conquistar deve ser preparado com o pensamento firme naquilo que se quer. É algo tão simples e tão poderoso. É preciso se imaginar fazendo ou ocupando o lugar que almejamos.

Antes de eu saber tocar violão, lembro de pensar: “Poxa, eu tenho os 10 dedos nas mãos em perfeito estado, e aparentemente tenho uma inteligência normal, então o que pode me impedir de tocar da mesma forma que os meus semelhantes?”

Só que eu vejo muitos, pelo contrário, duvidando de si mesmos. O fato de algo ser difícil ou de requer tempo para ser conquistado não diz nada contra você. Se está difícil não pense “como eu sou sem talento”, pois isso é orgulho!

É como pensar que para os outros é normal ser difícil mas para você não. Ou pior, achar que para os outros não foi difícil… Toda grande conquista requer grande dedicação. Os melhores são os que mais se esforçaram, com certeza. Plantamos o que colhemos.

Se o que você quer é tocar, e tocar bem,  imite os bons. Imite sem medo, porque a verdadeira originalidade ou autenticidade, vem  de um solo fértil, que precisa ser cultivado antes.

Abraham Lincoln disse: “Se eu tivesse 8 horas para cortar uma árvore, passaria 6 horas afiando meu machado”.

Portanto, a preparação nunca é demais. Ela encurta caminhos. Receber orientações de quem já percorreu é a melhor forma de acelerar o aprendizado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *