Música para relaxar e curtir bons momentos em família

Em uma postagem recente, expliquei que a música para crianças não é tão diferente da música que é boa para adultos. Falei como é importante a percepção do mundo real que a criança encontra nas músicas. Por isso, neste post separei 10 vídeos de músicas que já compartilhei com minhas filhas e foram bons momentos em família! É interessante como uma pequena história pode cativar as crianças, mas também como é grande o poder da música. Ah, e eu mostro para elas os mesmos vídeos que compartilho aqui. Ver o vídeo é um passo que aproxima ainda mais a criança em sua relação com a música!

Veja a seleção que separei para você ter bons momentos em família:

#1 – Heal the World (Michael Jackson)

Uma canção marcante aqui em casa nos nossos momentos de família. Esta música do Michael Jackson é a que ficou conhecida como “Música do menino pobre” aqui. Eu aproveitei esta lindíssima canção, com um vídeo que mostra algumas cenas bem emocionais, para ilustrar o que é o “menino pobre”.

Desde quando as minhas gêmeas tinham 2 anos de idade (agora estão com 4), eu conto uma historinha do Tonico e do Tinoco. Peguei emprestados estes nomes, pra contar como é a vida de dois irmãozinhos muito pobres, que não tem uma cama, não têm sapatos nem roupas para trocar. Alguns discordariam desta abordagem. Eu uso esta estratégia com carinho, e desde os primeiros momentos notei como a história as ajudou em perceber melhor a própria realidade.

Creio que o grande poder das histórias é em parte devido aos diversos níveis de compreensão que elas atendem. Note que a maior parte das histórias infantis contém alguma alusão à violência, como forma de educar as crianças para esta realidade. O lobo mau e a bruxa são comuns em diversas histórias, e ilustram coisas que aos poucos as crianças são capazes de ver na vida real. O menino pobre é um personagem que ajuda as crianças a trazerem para o seu universo questões sérias, como a pobreza. Entende-la na sua realidade. Considero que são pequenas lições de cidadania trabalhadas desde a infância e que as ajudarão a serem pessoas melhores no futuro.

#2 – Overjoyed (Steve Wonder) interpretada por Speranza Spalding

Eu mostro esta música simplesmente porque é um vídeo incrível. A composição, a cantora, o grupo são fantásticos. E é uma combinação diferente: Uma cantora tocando contrabaixo acústico. A Speranza canta em português também, é filha de uma brasileira com um norte americano.

Também conto para as crianças que o Steve Wonder é um cantor e pianista cego e como a música é uma forma que ele encontrou de se expressar e se realizar. Minhas filhas simplesmente adoram!

#3 – I Want You Back – The Jackson 5

Sem comentários: A música é linda, e são cinco irmãos tocando juntos. Precisa de mais alguma coisa para cativar?

Quando mostrei pela primeira vez, apontei o Michel Jackson, e falei que ele, mesmo sendo o menorzinho, era o mais talentoso do grupo. Isto sempre as leva a perguntar mais sobre ele, porque de fato é cativante vê-los dançando e cantando e como aquele pequeno ali no meio canta bem.

Eu conto pra elas que a música faz parte da vida em família daqueles garotos, e que podemos ter momentos em família cantando, assim como eles.

 

#4 – O Filho do seu Menino (Jair Rodrigues)

As meninas gostam dessa música e tem dois vídeos dela que ficamos intercalando entre um e outro. No primeiro, Jair Rodrigues canta com a filha, ainda criança, Luciana Mello. No outro, a gravação é de estúdio. Muito linda a música, me arrepia sempre que ouço.

Ah, e as crianças acham super legal ver o pai e a filha juntos cantando, e realmente é muito bonito, recomendadíssimo para momentos em família!

#5 – A Foca (Vinícius de Moraes)

Esta música é adorada por si só, pois as crianças reconhecem o palhaço nela. Claro, eu ajudei um pouco… No início eu disse: Olha, é o palhaço que está cantando! Agora é a sensação aqui em casa.

O vídeo dá um gostinho a mais devido ao simples poder das imagens. Elas adoram.

#6 – Normal é ser Diferente (Jair Oliveira)

O vídeo é uma animação e a música é ótima para ensinar a cantar o refrão:

“Você não é igual a mim

Eu não sou igual a você

Mas nada disso importa, pois a gente se gosta

E é sempre assim que deve ser”

Uma vez ensaiei essa música com uma turma de crianças, para homenagear um tio, que estava fazendo aniversário. Em apenas um ensaio de 10 minutos o refrão já estava dominado, e foi bem lindo.

Pode parecer papo de músico. Mas muitas pessoas não se dão conta de como é acessível cantar em família. Ensaiar uma música com as crianças é muito fácil.

Vou até admitir uma coisa aqui: Eu aprendi o poder desta atividade com mães amigas minhas (que não sabem nem tocar um instrumento) que simplesmente colocam música no carro para os filhos e incentivam a cantoria.

Quando eu era criança, uma moça que trabalhou como empregada doméstica na minha casa foi superimportante nesse sentido. Cantávamos diariamente em casa.

#7 – Hermeto e o uso de instrumentos não convencionais

Esse não é o vídeo de uma música em especial. É uma amostra de como o compositor brasileiro Hermeto Pascoal faz uso de sonoridades diferentes. É bem educativo também para os adultos que gostam de música.

#8 – O Rato (Palavra Cantada)

Este é um vídeo clássico do repertório infantil. Rico em todos os sentidos: Música, roteiro, filmagem, cenário. Vale a pena! Não é à toa que ultrapassou 7 milhões de views.

#9 – A Menina dos Olhos Virados (Trio Amaranto)

Quando ponho as músicas do Trio Amaranto, conto que quem canta são três irmãs, sendo elas: Flávia, Lúcia e Marina. Isso abre a percepção das crianças. Explicita a presença dessas três moças e cria um paralelo com a realidade delas, que também são três irmãs.

PS: No carro esta é uma das favoritas.

#10 – Caminho das Águas (Rodrigo Maranhão, interpretada por Maria Rita)

Essa música ficou famosa aqui em casa como “Canto das Águas” porque eu confundi o nome uma vez e as crianças passaram a chamar assim. A música possui uma grande leveza e é daquelas que eu penso: Eu queria ter feito essa música. É de uma simplicidade e ao mesmo tempo grande riqueza musical, que lembra pérolas como O Trenzinho do Caipira (aliás, um link de bônus pra você ouvir), de Heitor Villa-Lobos.

Aqui em casa também tem outras coisas que ouvimos, só para citar alguns: Norah Jones, James Taylor, Déa Trancoso e Carroça de Mamulengos.

E você? Quais músicas e vídeos gosta de apreciar com seus filhos? Deixe aí na área de comentários outras sugestões para serem compartilhadas com outros leitores. Nós adoramos novidades!

 

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu