Técnica de Violão : Como Tocar Notas Ligadas - Amigo Violão

Olá, nessa aula irei lhe ensinar a tocar notas ligadas, um recurso muito importante da técnica de violão.  Isso porque ela permite ao violonista ou guitarrista tocar frases e passagens com mais suavidade e rapidez.

Essa técnica é utilizada “entre as notas”, para conectar duas notas sem que se precise dedilhar 2 vezes com a mão direita. Este é um recurso importantíssimo do violão, que pode ser usado para tornar as músicas e solos mais interessantes.

Pode-se ligar a nota para cima, como mostra a imagem :

técnica-de-violão-1

 

 

 

 

 

Ou para baixo :

técnica-de-violão-2

 

 

 

 

 

Como tocar utilizando essa técnica de violão?

Se você for ligar a nota para cima, basta tocar a primeira nota normalmente e depois tocar a segunda nota sem a mão direita. Ou seja, “martelando” a nota com o dedo da mão esquerda, aproveitando a vibração gerada para tocar a primeira nota.

Se você for ligar a nota para baixo, basta tocar a primeira nota normalmente e depois tocar a segunda nota sem a mão direita, novamente. Porém dessa vez, ao invés de “martelar”, você deve simplesmente puxar o dedo utilizado para tocar a primeira nota para baixo, deixando que a corda vibre com a segunda nota. Perceba que, para fazer um ligado descendente (para baixo), é necessário colocar os dois dedos na corda ao mesmo tempo.

A impressão será, em ambos os casos, que você tocou 2 vezes na mão direita, porém sem o ataque inicial gerado pelo dedilhado ou palhetada.

É importante que você pratique essa técnica utilizando os 4 dedos da mão esquerda (indicador, médio, anelar e mínimo), dessa forma irá desenvolver força e destreza em todos.

OBS : É muito comum ter dificuldade em treinar essas técnicas com o dedo mínimo, então não estresse se tiver problemas, continue praticando. O tônus muscular e o reflexo do movimento se desenvolvem naturalmente com a repetição.

Treine em todas as cordas, começando pelas de baixo, que são mais fáceis.  Conforme vai subindo, se tornará mais difícil, devido à posição que a mão deve tomar. Dessa forma você irá se desenvolver melhor nessa técnica de violão.

A seguir, a tablatura de Parabéns pra você para que você treine as notas ligadas :

(o h representa o hammer on, que consiste no “tocar para cima”, o p representa o pull of, que consiste no “tocar para baixo”).

Parabéns pra você

técnica-de-violão-3

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu