5 Motivos especiais para você aprender violão junto com o seu filho(a)

5 Motivos especiais para você aprender violão junto com o seu filho(a)

Inscreva-se para saber dos novos conteúdos, assim que sejam publicados.

Compartilhe este Post:

Te apresento agora alguns motivos que vão te ajudar a encontrar significado em uma atividade que terá reflexos positivos por toda a sua vida.

Falamos aqui de uma atividade que vai além da escolha do que é urgente ou prioritário no seu dia a dia. Estou falando com você sobre ações e situações capazes de plantar uma semente que se frutificará no seu coração e no da sua criança.

Continue sua leitura e entenda os 5 principais motivos, que na minha opinião tornam o fato de você aprender violão junto com o seu filho(a) uma excelente ideia. 

1 – Muito mais que um hobbie

 

Uma criança que aprende algo com os pais vê mais significado a longo prazo. Aquele conteúdo que fica não é apenas algo técnico ou mesmo artístico, mas sim de ordem afetiva.

As lições aprendidas com os pais nunca são apenas lições; São registros gravados na memória das crianças, por um mecanismo poderosíssimo: O amor. Há quem chame de afeto, ligação emocional, catexia e outros nomes complicados.

Você se lembra de algo ainda que pequeno, que tenha aprendido com seus pais e ficou marcado em você para sempre? É aqui que entra o violão. Uma atividade capaz de transformar pequenos momentos em registros duradouros. Aliás, eu comecei no violão com o meu pai, quando eu tinha 8 anos. E ele sabia pouco, no entanto foi algo que me marcou profundamente.

2 – Violão: instrumento perfeito

 

Ele é o instrumento mais popular no Brasil, e talvez no mundo. Mas não é apenas isso que o torna tão apropriado para aprender entre pais e filhos. Vou enumerar 4 motivos:

#1. É leve e portátil – Existe em diversos tamanhos e pode ser carregado até por uma criança.

#2. É Barato – Instrumentos que custam menos que o violão são: Flauta doce, tambor, gaita, apito e acessórios musicais. Um violão básico, realmente bom e que dê afinação, custa entre 250 e 500 reais. Isso não acontece com a bateria, instrumentos de sopro, baixo, guitarra ou piano.

#3. É silencioso – O violão emite sons a uma intensidade que permite tocar até de noite, sem incomodar os vizinhos.

#4. É versátil – O violão é presente em todos os tipos de música, e a didática acompanha esse fato.

Provavelmente você já tem um violão, apenas esperando para ser tocado – É impressionante quantas pessoas me dizem ter um violão em casa, ou na casa de um parente, encostado, prontinho pra ser tocado. Mas são poucos os que sabem o quanto pode ser simples começar a fazer música com o violão…

3 – Fator surpresa

Imagine como é diferente para o seu filho essa ideia de tocar violão. Ele não espera isso de você, afinal é bem provável que o seu instrumento favorito hoje em dia seja o seu celular.

Imagine você chegar com um violão nas mãos e começar a tocar. Sério, nunca subestime a magia do inusitado! Aliás, diga-se de passagem, faça por você mesmo, em primeiro lugar, não precisa insistir. Aqui em casa o desejo despertou naturalmente em minhas filhas.

4 – Seja a mudança que o mundo precisa

Isso mesmo. Todos concordamos que a solução para um Brasil melhor e um mundo melhor é a educação. Mas será que todos percebemos que a educação começa na família? É bem verdade que você quer fazer mais, e que você já faz coisas pra estar junto de seu filho, ou não estaria lendo isso. Então você tem o crédito de estar buscando se aprimorar.

Não é sua culpa o fato de o mundo ser tão frenético e estressante. Mas isso não exime você, eu, ou qualquer outro, de buscar soluções criativas que tragam resultados, e principalmente significado para a forma como usamos o nosso tempo. Por que não começar com uma atividade tão acessível quanto tocar o violão?

5-  Talento não está em questão: Importa o significado

No vídeo, a minha filha Rosa de 4 anos, toca a Batida do Campeão, música que fiz para a primeira aula de meus alunos mais novos.

Aprender violão com seu filho(a) é muito mais do que apenas aprender violão. É uma oportunidade de usar o tempo com SIGNIFICADO. O que determina este significado é a memória marcada por toda a vida em um gesto carinhoso recebido do pai ou da mãe.

Eu mesmo aprendi minha primeira música no violão com o meu pai, que não é músico. E essa música me marcou pelo resto da vida.

Uma das coisas que mais me chamam atenção, nos meus alunos de 5 a 12 anos, é como eles são Influenciados por suas famílias no sentido de ter ou não desenvolvido um amor pela música. Não tem nada a ver com estilo musical, tem tudo a ver com gostar e escutar música. É simples assim.

Aprender Violão Junto? Comece agora:

Uma vez que eu trouxe estes motivos pra você acreditar que é possível tocar violão com seu filho, não posso deixar de trazer algumas dicas pra você realizar esta atividade de fato. Por isso separei alguns links de vídeos onde ensino algumas músicas e atividades ótimas para você iniciar no violão com seu filho:

Deixa seus dados nesse link para receber algumas aulas e dicas no seu email:

 

 

 

 

 

 






Posts relacionados no Amigo Violão:

Você quer aprender violão de forma afetiva, de acordo com sua capacidade?

Veja nossos cursos: