Você já se perguntou porque é que até hoje se ensina a partitura? Afinal pode parecer algo antigo, ultrapassado. Acredite: Ainda não foi inventada uma forma melhor de representar música no papel. Softwares sofisticados foram criados, mas uma notação musical melhor do que a partitura ainda não. E aprender Como Ler Partitura continua sendo um pré-requisito básico para alguém que queira ser um músico fluente.

Veja os Vídeos no final do Post – Como Ler Partitura!

A partitura é o jeito mais comum (e completo) de escrever música, e ter o domínio dela engrandece muito o músico. Muitos violonistas e guitarristas acabam ignorando essa notação musical por já lerem tablatura, o que é um grande erro. Isso porque ela permite muito mais informações importantes e indicações de todos os parâmetros musicais, como melodia, harmonia, ritmo, andamento e articulação.

É graças a ela que temos acesso às obras de compositores antigos, quando não havia gravações de áudio ainda. Podemos tocar com grande fidelidade o texto musical de Bach, Beethoven e tantos outros.

A partitura é uma linguagem musical universal, o que significa que não importa o instrumento que você esteja tocando, a lógica por trás da leitura será sempre a mesma.

Como Ler Partitura: Elementos Básicos

Não será necessário que você termine de ler este texto compreendendo notas e frases melódicas, mas apenas que ganhe uma noção de como os conceitos musicais se relacionam com os símbolos.

 

como-ler-partitura-linhas-e-espaçosA música é escrita em uma pauta (conjunto de 5 linhas paralelas). As figuras musicais podem ficar em cima das linhas ou no espaço entre elas.

A pauta é dividida horizontalmente por barras(ver imagem abaixo), que dividem a música em seções menores, existem 3 tipos básicos de barras : barra de compasso (delimita compassos), barra dupla (delimita seções) e barra final (indica o fim da música).

A fórmula de compasso indica qual valor rítmico cada compasso deve ter, ou seja, quanto cada compasso dura dentro do contexto da música. O “numerador” indica a quantidade de batidas, e o “denominador” indica o valor rítmico da batida (cada figura rítmica é representada por um ritmo).
A armadura indica a tonalidade da música.

A clave indica quais notas devem ser representadas pelos espaços e linhas na pauta. (dependendo da clave, uma figura em determinado espaço ou linha pode significar diferentes notas).

como-ler-partitura-imagem

Cada bolinha (com ou sem linha) distribuída pela pauta representa uma nota, o desenho da figura mostra a duração da nota, enquanto sua posição vertical nas linhas e espaços indica a nota que se deve tocar.

A posição vertical da figura na pauta indica qual nota tocar e o desenho da figura indica o quanto ela deve durar

Figuras Rítmicas

como-ler-partitura-figuras-ritmicas-amigo-violaoA figura de cima sempre vale o dobro da figura de baixo, na imagem ao lado.
Ou seja, semibreve vale o dobro da mínima, que vale o dobro da semínima e assim por diante.

Assim como existem valores rítmicos nas notas, ou seja, nos sons produzidos, também existem valores rítmicos nas pausas, ou seja, nos silêncios.

Os desenhos das figuras rítmicas das pausas são diferentes dos das notas, porém seguem a mesma lógica rítmica, como se pode ver na imagem.
Cada desenho de pausa na direita corresponde ao silêncio da figura da esquerda.

Exemplo :
Caso eu queira tocar uma nota com duração de semibreve utilizo a figura da “bolinha sem linha”. Caso eu queira silenciar a música durante uma semibreve, utilizo o “risquinho colado na linha de cima”.

Este texto abordou os conceitos mais básicos de como ler partitura. Existem diversos outros conceitos que devem ser abordados, e que são também objetos de estudo do Blog Amigo Violão. Porém, compreender bem tudo o que foi dito aqui já te coloca à frente de muitos violonistas que se recusam a aprender partitura, seja por preguiça, por impaciência ou pior: preconceito.

Veja agora os vídeos que eu fiz sobre Como Ler Partitura:




Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu
×
×

Carrinho