Olá, essa é a primeira aula do blog Amigo Violão de como ler partitura no violão. Hoje vou lhe ensinar a compreender o primeiro parâmetro da leitura musical, que são as alturas (notas).

A primeira coisa que vou explicar é a clave de sol, e como é seu funcionamento.

como-ler-partitura-no-violão-1

 

 

 

 

 

 

 

 

É importante que você entenda que o pentagrama é uma organização das alturas dos sons, ou seja, as notas musicais, e não das cordas do violão. E por isso, a partitura é uma notação musical universal, que funciona da mesma forma para todos os instrumentos. Aqui estou te mostrando o posicionamento das notas utilizando a clave de sol, que é sempre utilizada para o violão.

A clave de sol é o símbolo que vai indicar que as notas (frequências sonoras) devem ser organizadas dessa forma no pentagrama.
Existem outras claves, como por exemplo a clave de fá, na qual as notas se posicionam em diferentes lugares no pentagrama (linhas ou espaços entre linhas). Nesse caso, o espaço em que se encontra o seria um , por exemplo.

É importante ressaltar que o símbolo das notas na partitura não é uma representação das frequências, e sim da duração relativa do som (você irá ver isso posteriormente).

As notas sempre serão organizadas na ordem Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, além das notas intermediárias (sustenidos e bemóis). Isso implica que sempre que eu localizar o Dó na partitura, o estará obrigatoriamente uma posição acima, o Mi estará 2 posições acima etc.

Dessa forma, se você aprender e automatizar a leitura de todas as notas nos espaços entre as linhas, será fácil deduzir as notas nas linhas.

 

Leitura de notas nos espaços :

 

como-ler-partitura-no-violão-2

 

 

 

 


Se você automatizar, por exemplo, que o
corresponde ao primeiro espaço de baixo para cima, e o corresponde ao segundo, se tornará implícito na sua mente que o Sol corresponde à linha entre eles.

É sempre melhor ir desenvolvendo um conhecimento ou uma habilidade em degraus. No caso de como ler partitura no violão, ao invés de tentar decorar tudo de uma vez, treine bastante a leitura do , Sol, , até isso se tornar fluente. Depois passe para a leitura do Do, e Mi, até ficar fluente também. Dessa forma, sua mente irá se acostumando e passando a associar uma determinada posição do pentagrama a uma nota específica.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu
×
×

Carrinho