Curso de Violão Iniciantes: Como Manter a MOTIVAÇÃO?

Curso de Violão Iniciantes: Como Manter a MOTIVAÇÃO?

Inscreva-se para saber dos novos conteúdos, assim que sejam publicados.

Compartilhe este Post:

Não é raro vermos pessoas que iniciam um projeto pessoal e não o finalizam. Em um curso de violão para iniciantes, isto é especialmente comum. É importante dizer, no entanto, que isso geralmente não ocorre por um motivo “besta”, por pura preguiça ou incompetência (seria até injusto alegar isto). Ocorre, sim, por uma única razão, que é, no entanto, capaz de jogar fora todas aquelas horas de esforço e comprometimento com o instrumento, capaz de gerar uma frustração que aterre de uma só vez o seu sonho de tocar violão. Esta razão é a falta de uma boa orientação.

Uma boa orientação é fundamental para o aprendizado do violão, e sem ela você se torna como uma criança pequena perdida no meio de uma multidão, que anda, anda e anda, mas sem saber para onde está indo. Sem uma boa orientação, as suas várias tentativas frustradas terminam por dar lugar àquele amargo sentimento de fracasso, àquele gostinho na boca de quem diz: “eu não tenho dom para a música”.

aprender violão do zero
É possível aprender violão de forma divertida e sem se frustrar, só é necessário saber que…

É necessário, a fim de evitar essas frustrações, que o seu desenvolvimento no violão ocorra degrau por degrau, sem deixar nenhum problema para trás, que possa acabar se tornando um obstáculo intransponível lá na frente. Estes obstáculos geralmente correspondem a um dos 3 tipos seguintes, estes são:

1) Dificuldades técnicas

Muitos, que nunca pegaram em um violão na vida, ficam abismados com a capacidade que os violonistas têm de posicionar seus dedos naquelas casinhas do instrumento e de acertar cada uma daquelas cordas com precisão. Parece algo até mesmo inalcançável para eles, e quando eles mesmos tentam fazer, o dedo trava, não respondendo às intenções. É frustrante…

2) Dificuldades rítmicas

Outros talvez não tenham tanta dificuldade motora (para formar os acordes e acertar as cordas), mas ficam frustrados com aquilo que chamamos de tocar no tempo. Por mais que tentem manter a atenção no que está acontecendo, sempre erram o momento de mudar de acorde, o ritmo das batidas etc…

3) Dificuldades de leitura

Podemos dizer que este é um problema menor do que os outros, já que é possível tocar bem sem saber ler música. Mas ainda sim é um grande obstáculo, já que a leitura musical (seja ela em cifra, tablatura ou partitura) é um meio importantíssimo para se desenvolver na música, lhe auxiliando a organizar na mente o que você está fazendo com os dedos. Ou seja, através da leitura musical, as coisas que acontecem na música ganham nomes, e, sabendo os seus nomes, você adquire poder sobre eles, manipulando-os melhor, de acordo com a sua vontade. Uma coisa é “aquele som, que se faz com os dedos daquele jeito”, outra coisa é um dó maior. Fica mais fácil comunicar, entender e pensar a música.


Bem, pensando nessas 3 grandes barreiras a se superar, o melhor dos mundos seria um curso de violão para iniciantes que as levasse em conta, de acordo com os seus próprios objetivos e dificuldades, não?
Por isso, um boa orientação no violão deve mirar 3 objetivos. Estes são:
1) Desenvolvimento técnico/motor
2) Desenvolvimento rítmico
3) Desenvolvimento da leitura musical


Porém…

curso de violão para iniciantes
Os primeiros acordes podem até doer o dedo, mas são os mais prazerosos!



Além desses 3 pontos, também há um ponto indispensável no aprendizado do instrumento, isto é…

Divertir-se tocando!

É necessário que o aluno se divirta tocando violão, e não há nada mais divertido do que tocar músicas, não é mesmo?
Mas não é só “tocar músicas”, porque é necessário que a música a ser tocada não frustre o aluno, é necessário que ela corresponda ao nível em que ele está no instrumento! Assim, por meio das próprias músicas, ele desenvolve sua técnica motora, seu senso rítmico e sua leitura musical, tudo isto ao mesmo tempo.

Para que isso ocorra, é necessário um repertório apropriado para cada nível, um repertório que torne o percurso, ao mesmo tempo, divertido e produtivo.
É necessário que o aprendizado ocorra degrau por degrau, em todos os aspectos, ou seja…
É necessário que você desenvolva, paulatinamente, a técnica motora, a leitura musical e o senso rítmico e musicalidade em geral, e tudo isso enquanto você toca músicas. Só assim o aprendizado do instrumento pode, ao mesmo tempo, não ser frustrante nem chato.

E qual curso de violão para iniciantes leva tudo isso em consideração?

Por isso (e para isso), o site Amigo Violão conta com o MOVI, que considera meticulosamente todos esses aspectos e degraus, a fim de que você não tropece, caia e se desmotive no seu estudo de violão.
O curso MOVI (Método Otimizado de Violão Para Iniciantes) é dividido em 6 microníveis, sendo cada um destes microníveis como um mini curso, compreendendo a técnica do violão, o desenvolvimento da musicalidade e o ritmo, tudo isso de forma natural!
Cada um dos microníveis contém um repertório de músicas adequadas ao estágio em que você se encontra, além de conteúdos de apoio (aulas de teoria, técnica etc.), que lhe auxiliam, por meio das músicas, a progredir no aprendizado do violão.

Quer saber mais? Então clique aqui!

Posts relacionados no Amigo Violão:

Você quer aprender violão de forma afetiva, de acordo com sua capacidade?

Veja nossos cursos: